quinta-feira

DIY: Pote de Atividades

Olá galerinha, alguém mais ficou mais entediada do que eu nesse feriadão? Nossa parecia que nunca iria acabar, e foi ai que tive a ideia desses post, e que tal fazer um pote de tédio, no caso não fiz, pois é necessário muitos palitinhos de sorvete ou um pote coisa que não tenho em casa ainda, mas logo terei.



Funciona assim, selecione um recipiente qualquer e coloque muitas ideias do que fazer escrevam essas ideias em papéis e dobrem cada uma, uma cor diferente  para cada ideia que pode se referir aos nomes há baixo, depois é colocar dentro desse recipiente e pronto. Usando essa base para criar as ideias.



CONSTRUIR, ARTESANATO, OU COZINHE.
FAÇA ALGO DO LADO DE FORA
LEIA UM LIVRO
GANHE DINHEIRO
AJUDE ALGUÉM



Mas nem sempre estamos com tanta imaginação não é mesmo?! Por isso decidi dar algumas ideias minhas pra vocês e que tal fazer em casa? Talvez faça aqui também mais acho que não daria certo, mas irei tentar prometo, vamos às ideias. Decidi fazer com atividade com crianças para fazer com meu filho Richard, e vou deixa 10 tipos de atividades como exemplo.


1. Um pra mim outro pra você 

Essa brincadeira é ótima para ensinar a criança a dividir, espalhe muitos brinquedos, giz de cera, papel, o que tiver para oferecer no momento e comece fazendo a brincadeira assim ele irá te repetir.

" Depois que ele já estiver craque, você pode acrescentar uma terceira pessoa (ou pode ser um bichinho ou boneco) para que a criança aprenda a dividir as coisas em três. Crianças desta idade adoram se sentir no controle, e a brincadeira ajuda com o senso de solidariedade, de organização e também com o conceito de números e a resolução de problemas." fonte: Baby Center


2. Basquete dentro de casa

Se tiver um cesto, ou uma bacia será ótimo para essa brincadeira, o básico é só jogando a bola e acertando dentro dela, e se tiver um caderno todo rabiscado e não sabe o que fazer com o papel é uma ótima dica também.

"Além de ser divertida, essa brincadeira ajuda a desenvolver a coordenação entre os movimentos dos olhos e das mãos. Você pode também começar a marcar um placar, estimulando dessa forma a noção de quantidade.fonte: Baby Center
3. Piquenique



Quando era mais nova adorava juntar um monte de besteira e fazer um piquenique com meu irmão em casa, cada um tinha pegar determinada coisa para que ficasse bom. Como danone, sanduíches, bolachas, sucos e por ai vai.

Não precisa necessariamente sair de casa, um pano para forrar o chão já é o suficiente, aproveite essa ideia para fazer no lanche da tarde, e juntos alguns bonecos para soltar a imaginação da criança.
4. Não pode cair no mar

Essa brincadeira é ótima pra soltar a imaginação, combine com a criança que o chão é o mar, lama, vulcão o que vier na mente no momento e que não pode cair. Lembrando de verificar que não há perigo em volta para a criança. Espalhe almofadas, ou tapetes pequenos como um jeito de passar por cima sem cair no chão e sempre verificando se não risco de que se machuque.

5. Dia D

O dia D servirá para crianças com 3 anos ou mais, escolha uma cor que esta usando no momento e simule uma brincadeiras adicionando alimentos e brincadeiras na mesma cor, como por exemplo vermelho, nesse dia só pode usar roupa vermelha, comer molho de tomate, suco de morango, beterraba, e quando estiver na rua, conte os veículos vermelhos que verem.

Assim poderá ir usando outras cores e introduzindo outros alimentos na mesma cor e brincadeiras também.
6. Bingo

"Esta é uma brincadeira simples que você pode fazer com duas crianças pequenas, ou com seu filho e outro adulto, se não houver outra criança por perto. Use um jogo de memória simples. Divida as cartas ou peças iguais em duas pilhas (um pedaço do "par" em cada pilha). Fique com uma, embaralhe a outra e a divida entre os dois participantes do jogo. Aí você vai sorteando as peças que ficaram com você, enquanto a criança confere se tem a peça igual ou não.

As peças iguais vão sendo retiradas. Ganha quem ficar sem peças primeiro. É um jogo que ensina a noção de regras, de esperar a vez do outro, além da observação de detalhes e a noção de número e quantidade.
" Fonte: Baby Center



7. Hora de Desenhar

Você vai precisar de basicamente folhas ou cartolina, e prende-las com fita crepe ou durex, no chão ou superfície lisa como mesa, ou na parede como desejar lembrando que não pode passar do papel o que não queremos que aconteça, com um lápis, giz de cera, e tinta guache.

Junte-se com ele e fala alguns desenhos, assim ele vai estimulando a vontade de escrever e desenhar, não precisa ser perfeito rabisco também são aceitáveis. O importante é o estimulo da criança na brincadeira.


8. Seu mestre mandou

Se você já brincou disso, sabe que é só dizer "seu mestre mandou + uma tarefa", você começa com alguns comando simples, como colocar a mão na cabeça, sentar no sofá, fazer uma careta, sentar no chão, e por ai vai.

Com essa brincadeira poderá ensinar partes do corpo para seu filho, experimente não usar seu mestre mandou pois assim não poderá obedecer quando não falar. Vá acrescentando coisas engraçadas como fazer cocegas, pular, correr, dançar.



9. Está quente, está frio

Esconda brinquedos, dentro de casa e vá dizendo se está frio ou se está quente, caso comece a ficar impaciente dê algumas dicas, pois ele não irá entender muito bem a brincadeira no começo, por isso esconda em lugares fáceis de encontrar e depois aumente a dificuldade.
10. Boliche

Com algumas garrafas cheias seja de aguá, arroz, areia ou feijão (o importante não ficar caindo toda hora) improvise bolas de papel, ou futebol, fazendo com que a criança acerte o alvo de alguma distancia. Assim quando cair cada garrafa fará um som diferente quando caírem. Isso estimula a audição da criança.


Estas foram algumas ideias que escolhi para fazer com meu filho, mas você pode fazer com primos, vizinhos ou até um irmão mais novo se tiver. Lembrando que são todas do site Baby center, isso não deixará ele só na televisão e irá estimular sempre em algo novo para experimentar.

Se gostou compartilhar, comenta em baixo se faria com alguém, beijos !!!

4 comentários:

  1. Muito interessante as dicas, gostei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, fico muito feliz, beijo e volte sempre !!

      Excluir
  2. Achei a ideia muito legal. Acho que ficaria bem bacana e prático para dar para as crianças em casamentos.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca pensei em usar em um casamento, mas há te se pensar, quem sabe um próximo post !! Fico feliz por ter gostado, beijos e volte sempre !!

      Excluir